Skip to content

O MEU NOME É LEGIÃO

Outubro 2, 2007

O MEU NOME É LEGIÃO
António Lobo Antunes
O livro começa como um relatório de polícia, descrevendo a vida de um gang numa zona a que se chama simplesmente Bairro e que nos pode fazer evocar um qualquer bairro periférico de uma grande cidade.

A legião que é referida no título reporta-se a uma citação do Evangelho de São Lucas, mais precisamente ao seguinte excerto: “(…) Quando desceu para terra veio-lhes ao encontro um homem da cidade, possesso de vários demónios, que desde há muito não se vestia nem vivia em casa mas nos túmulos. Ao ver Jesus prostrou-se diante dele, gritando em alta voz: ‘Que tens que ver comigo Jesus, filho de Deus altíssimo? Peço-te que não me atormentes!» (…) Jesus perguntou-lhe: ‘Qual é o teu nome?’ ‘O meu nome é Legião’— respondeu.
Porque muitos demónios tinham entrado nele e suplicavam-lhe que os não mandasse para o abismo.”

Com O Meu Nome é Legião percorremos, como se fosse a nossa vida, a vida de pessoas que vivem na pior parte do pior sítio do mundo – pessoas que são muitos, sendo o mesmo, e sendo esse «mesmo» uma parte oculta, desesperada e silenciosa de nós, que se esforça por acreditar que há uma salvação.

Cruzam-se histórias, tendo quase sempre como pano de fundo o bairro; os conflitos homem/mulher, ricos/pobres, brancos/pretos; as histórias não acabam, e é normal – o autor mostra-nos que aquilo que existe de mais parecido com a salvação é esquecer tudo o que aconteceu e pensar:«Não tenho medo de vocês, não tenho medo de nada».

ISBN: 978-972-20-3225-4
Páginas: 384
Dimensões: 15,5×23,5 cm

Colecção: AUTORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Preço sem IVA: 20,90
Preço com IVA: 21,95

No comments yet

Deixe uma Resposta

