Skip to content

Van Morrison

Novembro 13, 2007

George Ivan Morrison cresceu em Belfast nos anos cinquenta, um período brilhante na história da Irlanda antes do agudizar da luta e do sectarismo provocado pela guerra entre nacionalistas irlandeses e unionistas. Desde cedo se dedicou à musica, primeiro com os Them e mais tarde, a partir de 1966, numa carreira a solo.

 Musica Van Morrison Trovador Irlanda

Conhecido como “Van the Man” pelos seus fãs, multi-instrumentista, dono de uma voz notável e de uma personalidade muito pouco sociável e peculiar, este ecléctico músico que viaja pelos terrenos do jazz, R&B, folk, Irish, Scat e da música Celta, produziu registos notáveis como “Astral Weeks” de 1968, talvez o seu melhor trabalho, “Veedom Fleece“, “Common One“, “It’s Too Late to Stop Now“, talvez um dos melhores álbuns gravados ao vivo da história do rock, e “Irish Heartbeat“, um seminal encontro com os Chieftains do qual resultou um álbum lindíssimo que ficará para os anais da música irlandesa.

Van Morrison continua hoje, quatro décadas volvidas, para regalo dos nossos ouvidos, com o mesmo fulgor e talento de outrora. A solo ou em parcerias notáveis, a sua música continua a ser uma das mais belas e sublimes odes à criatividade da raça humana.

Van Morrison que, no dealbar da década de oitenta, passou por um dos piores pesadelos de qualquer músico, o “stage fright” o medo do palco, que o levou a actuar em pequenos clubes até o conseguir vencer, no inicio da década de noventa, numa memorável interpretação de “Comfortably Numb” no “The Wall: Live in Berlin” de Roger Waters, influenciou toda uma geração de músicos como U2, Bruce Springsteen, Elvis Costello, Bob Seger, Jimi Hendrix, John Mellencamp, Jim Morrison, Rickie Lee Jones e Jeff Buckley e é, pelo brilhantismo da sua lírica, por muitos considerado como o Bob Dylan europeu.

Como comentou brilhantemente Greil Marcus: “No white man sings like Van Morrison.”
Sing it again, Van.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: