Skip to content

OMOSESSUALITÀ VATICANA

Novembro 24, 2007


Helena Matos comenta (texto transcrito abaixo) o caso de monsenhor Tommaso Stenico, suspenso das suas funções na Curia Romana. Ao contrário do que diz Helena Matos, que provavelmente não leu os jornais italianos de ontem, monsenhor Stenico não confessou ser gay. Pelo contrário. Tem negado sistematicamente essa condição. O que nós pensamos disso é outra coisa. Monsenhor Stenico, psicanalista, foi surpreendido com a divulgação pública (num canal de televisão) da gravação de uma das sessões que manteve com um paciente jovem, a quem deu conselhos ao arrepio da doutrina da Igreja. Monsenhor Stenico, psicanalista, defende-se (e com razão) com o segredo profissional e denuncia a criminosa invasão de privacidade.

Continua por apurar como foi efectuada a gravação e como é que ela chegou à televisão e aos jornais. O pano de fundo da história é um site com blogue incorporado, que promove encontros homossexuais, e é mantido por um colectivo de altos prelados que assinam sob nome de código. Aparentemente, monsenhor Stenico — que colaborava no blogue com o seu próprio nome — é um alvo mais fácil do que certas eminências. Monsenhor Stenico foi só um pretexto. Onde é que a gente já viu este filme?

Comentário de HELENA MATOS

Coisas que também não se entendem

A notícia do padre suspenso por ter confessado ser gay tem dado a volta ao mundo.

Segundo o PÚBLICO:

«Vaticano suspende padre que confessou ser gay na televisão O Vaticano suspendeu um padre que tem uma posição elevada na Santa Sé por ter confessado, num programa da televisão italiana, ter tido relações sexuais com outros homens.(…) Este era um dos quatro padres que se declararam homossexuais e participaram num programa transmitido a 1 de Outubro pela televisão La 7.»

Talvez a minha ignorância sobre os procedimentos do Vaticano explique a minha dúvida mas se ele tivesse confessado na televisão que mantinha relações sexuais com mulheres o Vaticano não o suspendia?

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: